Final de ano sem exageros: dicas

Com as escolhas adequadas, é possível aproveitar o cardápio sem enfiar o pé na jaca

Todo mundo sabe que é difícil manter uma dieta balanceada durante as festas de final de ano. São tantas opções deliciosas que, muitas vezes, deixamos de lado tudo o que foi conquistado no período de doze meses para se jogar de cabeça na comida. A nutricionista Luciane Felix declara “é muito importante participar, não se privar. Mas o melhor é ter uma postura de degustação. Normalmente, a variedade é muito grande e o ideal é comer pequenas porções daquilo que é de sua preferência. Defina prioridades, ou seja, se você gosta mais de doce, não exagere na parte salgada”.

Muita gente não sabe, mas, com escolhas adequadas, é possível aproveitar o cardápio sem enfiar o pé na jaca. A ideia é montar um prato correspondente ao que fazemos no cotidiano. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a desfrutar a ceia com equilíbrio. Confira:

Todas as refeições são importantes

Não pule as refeições e coma pequenos lanches ao longo do dia para não ir às festas com tanta fome. Caso contrário, torna-se mais fácil exagerar nas porções.

Salada em primeiro lugar

Abuse das saladas! Além de saudáveis e nutritivas, verduras e legumes promovem a sensação de saciedade. A especialista afirma “a alimentação saudável deve ser praticada nessa época do ano. Frutas, legumes e verduras são alimentos que proporcionam um bom funcionamento do organismo como um todo e, especificamente neste caso, do fígado, já que há ali uma sobrecarga de produtos mais gordurosos e, para algumas pessoas, o consumo de bebida alcoólica”.

Opte por uma proteína

É interessante escolher apenas uma das opções de proteína. Os peixes, além de mais leves, são saudáveis, assim como peru, frango e pernil. O tender (e presuntos no geral), por sua vez, é mais calórico.

Doces + frutas

Ninguém resiste à um docinho! Prefira comer sobremesas que incluam frutas na receita. Os frutos da época como pêssego, uva, ameixa e cereja também são uma boa pedida e deixam a ceia mais refrescante.

Beba com moderação

Controle o consumo de álcool, pois ajuda a aumentar o apetite e, dependendo da bebida, pode ser bastante calórico. Espumante, gin, saquê e vinho tinto são ótimas alternativas para as celebrações. Não se esqueça de beber muita água para se manter hidratado.

Final de ano sem exageros: dicas

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