Vegano x vegetariano

Entenda a diferença

Os hábitos alimentares da população estão em constante mudança. As dietas saudáveis continuam em alta e, cada vez mais, ganham espaço na mesa de milhares de brasileiros. Muitos optam pelo não consumo de carne, aderindo ao vegetarianismo ou veganismo. Apesar dos termos serem similares, há diferenças entre eles.

Vegetarianismo

Pesquisas apontam que, aproximadamente, 30 milhões de brasileiros são vegetarianos. Essa parte da população opta por não come carne vermelha, aves ou frutos do mar. Entretanto, há categorias dentro da dieta.

  • Ovo-lacto vegetarianos: Não comem carne, porém, consomem laticínios e ovos.
  • Lacto-vegetarianos: Excluem carne e ovos da dieta, mas não os laticínios.
  • Ovo-vegetarianos: Evitam produtos de origem animal, entretanto, comem ovos.
  • Pescetarianos: Se alimentam de peixes e frutos do mar, mas não consomem outros tipos de carne.
  • Flexitarianos: Ingerem carne em algumas ocasiões, e pretendem retirá-la do cardápio.

Diferentemente dos veganos, quem opta pelo vegetarianismo pode utilizar produtos de origem animal.

Veganismo

Mais do que um estilo de vida, o veganismo não se restringe somente à alimentação. Além de não consumir qualquer alimento que seja de origem animal, os veganos optam por excluir qualquer forma de crueldade. Sendo assim, não adquirem ou utilizam cosméticos, medicamentos, roupas ou qualquer produto que remeta à exploração dos bichinhos. Também não frequentam atrações em que eles são tratados como entretenimento.

De acordo com os administradores do grupo VegAjuda, do Facebook, “veganismo não é apenas um estilo de vida, é um movimento, um posicionamento ético/político que tem como objetivo a abolição, a libertação animal. Por esse motivo, não consumimos ou usamos quaisquer produtos (sejam roupas, alimentos, itens de higiene e beleza, etc.) com insumos de origem animal ou fabricados por empresas que façam testes em animais ou patrocinam eventos que os exploram”.

Tendência

Atualmente, é comum encontrar produtos que possam substituir esses alimentos. Optar pela dieta vegetariana ou vegana não acarretará em deficiência nutricional, desde que haja uma alimentação equilibrada. Antenados nessa tendência, que veio para ficar, mercados e restaurantes já investem em itens destinados a esse tipo de público.

Vegano x vegetariano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *